terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

"O dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de Dezembro, é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objectivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Acção a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia da ONU em 1982."


Este dia foi assinalado na ESFA com actividades que decorreram na Biblioteca Escolar com a participação da comunidade educativa do Agrupamento.

Os alunos da Educação Especial presentes começaram por uma pequena apresentação da sua problemática e procederam à leitura de um texto sobre a importância daquele dia e fizeram uma breve descrição das actividades que iriam ser desenvolvidas.


De seguida foi apresentado um convidado muito especial... Vítor Lopes que devido à sua determinação conseguiu "Vencer a Diferença". Um jovem de 24 anos que desempenha uma actividade profissional como assistente operacional na Biblioteca Municipal de Mangualde. Este jovem descobriu na arte uma forma de expressar os seus sentimentos usando como "ferramentas" tintas e pincéis criando e expondo telas que nos deixam encantados.

Posteriormente assistimos a vários vídeos sobre pessoas com deficiência que com a sua determinação e seu próprio valor conseguiram ultrapassar a deficiência e estão plenamente integrados na sociedade. 




De seguida foi lançado um desafio às turmas convidadas que consistiu em realizar jogos para percepcionar e vivenciar as dificuldades sentidas nas rotinas diárias das pessoas portadoras de deficiência.







De seguida foi pedido aos alunos para escreverem uma mensagem num post it sobre a deficiência e afixá-la no placard "Ser diferente é...".

Seguiu-se um compromisso muito especial em que os alunos presentes colocaram o dedo nas aguarelas e selaram com a impressão digital a promessa de tentar ser sempre melhor do que se é e ajudar quem mais precisa.



Por fim uma aluna de Educação Especial entrevistou o convidado Vítor Lopes que no final nos mostrou as suas telas, expostas na Biblioteca Escolar para divulgação.


Foi um dia muito especial... 

Sem comentários:

Enviar um comentário