sábado, 22 de fevereiro de 2014

     No passado dia 4 de fevereiro, nós, os alunos com NEE e as professoras de educação especial, deslocámo-nos a Seia onde visitámos o Museu do Pão, um complexo museológico onde se exibem e preservam as tradições, história e arte do pão português.
        Partimos às nove horas numa manhã muito chuvosa e fria, mas com o coração quente por irmos passar uma manhã diferente e, simultaneamente, conhecer o ciclo do pão e o seu processo de feitura. Quando chegámos a Seia, fomos de comboio até ao Museu do Pão onde fomos muito bem recebidos.


       De seguida, fomos encaminhados para uma sala temática e pedagógica intitulada “O Mundo Fantástico do Pão”, onde num ambiente de magia e de fantasia foi recriado a história do ciclo do pão. Uma família de duendes contou-nos a história deste alimento e a forma como era fabricado em tempos ancestrais. Os dois duendes deram-nos a conhecer de forma interativa como a sua família labora na arte do pão, segundo as técnicas mais naturais e saudáveis. Das espigas ao forno, passando pela desfolhada e moagem, descobrimos passo a passo todas as etapas da confeção do pão, orientados por uma simpática duende que se move entre a floresta, os campos, as eiras, os moinhos e o pão. 


    No final desta visita ao Mundo Fantástico do Pão, tivemos oportunidade de modelar e pintar massa de pão durante um atelier.
     Posteriormente, visitámos outras salas expositivas onde descobrimos não só as várias vertentes do pão português como também uma mostra de pães nacionais. Não podíamos acabar esta visita sem comprarmos pão na mercearia tradicional e onde nos foram servidos uma mostra de pães quentinhos.
      Foi, sem dúvida, uma manhã interessante, pedagógica e lúdica!

Sem comentários:

Enviar um comentário