A natureza concebeu a alimentação de forma a dar-nos prazer e esta característica não é por acaso: somos capazes de apreciar os alimentos para não esquecermos que precisamos deles. Deste modo a natureza tem a garantia de que nos mantemos vivos ( e bem – dispostos)!
Praticar uma alimentação variada passa, em grande parte, pela capacidade de apreciar os diferentes cheiros, sabores, cores e texturas dos alimentos. Se as crianças e jovens desenvolverem, desde cedo, as suas capacidades de degustação, se estiverem despertas para a alegria que representa a riqueza alimentar, mais facilmente aceitarão alimentos novos, sabores mais peculiares, texturas que não estão habituadas… e também, naturalmente, os sabores de outras regiões e países, abrindo, assim, as suas portas para o mundo da gastronomia. Saber apreciar os alimentos é também isto mesmo: estar aberto a novos povos e culturas…
Como consequência, pretende-se com este Projecto:
· Elevar o nível cognitivo, motor e sócio afectivo;
· Promover o trabalho de grupo;
· Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações de carácter real;
· Promover o respeito pelo respeito pelos colegas, técnicos e material
· Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa
· Incentivar as crianças a adoptarem hábitos alimentares e comportamentos saudáveis, como a prática de exercício físico, tendo em vista o seu bem-estar a todos os níveis;
· Contribuir para uma educação alimentar que vise a adopção de hábitos alimentares mais saudáveis;
· Ensinar, de forma simples (através da Roda dos Alimentos), o que é uma alimentação saudável, ou seja, uma alimentação:
o Completa, por incluir alimentos de todos os grupos, sem deixar nenhum de fora;
o Equilibrada, por os alimentos estarem na proporção correcta, indicada pelos tamanhos das fatias da roda;
Variada, por os alimentos dentro de cada grupo se alternarem, o que proporciona a experiência de novos sabores.
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