quinta-feira, 31 de março de 2011

Atelier de Olaria e Cerâmica

Projecto de Olaria e Cerâmica


O projecto nasceu da necessidade de se colmatarem algumas dificuldades apresentadas pelos alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente. 
Com a presente iniciativa pretendeu-se desenvolver um conjunto de actividades que potenciam as habilidades plásticas e manuais, trabalhar a motricidade fina e identificar a relatividade da posição dos objectos no espaço.
O projecto está a ser desenvolvido pela professora Maria do Amparo no Agrupamento Escolas de Mangualde - Ana de Castro Osório, em colaboração com os docentes de Educação Especial (Carlos Abrantes, José Lima, Julieta Costa).



Habilidades manuais desenvolvidas pelos alunos:







Elaboração e exposição dos presépios construídos pelos alunos:






Comemoração do dia dos namorados:





Execução das máscaras de Carnaval:











terça-feira, 29 de março de 2011

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo


Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e a Associação para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria (APPDA-L) juntaram-se para comemorar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo que terá lugar no dia 2 Abril .

O autismo é uma perturbação complexa que se manifesta sob diversas formas. As crianças, jovens e adultos com autismo e, de facto, as pessoas com deficiência em geral, para além dos desafios diários que a sua condição impõe, também têm de lidar com as atitudes negativas da sociedade, apoio inadequado às suas necessidades e, em alguns casos, a discriminação.

O Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo tem como objectivo que se compreenda melhor esta perturbação e se promova a adesão universal à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Conjugando os trabalhos de investigação e os esforços de sensibilização, podemos oferecer protecção e apoio a todos as pessoas com deficiências como o autismo, para que se possam incluir plenamente numa sociedade inclusiva (Secretário Geral das Nações Unidas – Comunicado de imprensa SG/SM/12815 de 29/03/2010)

A comemoração deste dia tem como objectivos:
·         Comemorar o dia Mundial da Consciencialização do Autismo
·         Distinguir as boas práticas na área desenvolvidas em Leiria
·         Sensibilizar a sociedade para referida problemática

Nesse sentido, a Câmara Municipal de Leiria , a Cruz Vermelha e os Agrupamentos de Escolas de Colmeias, Marrazes e José Saraiva associam-se a esta iniciativa. Que tem como missão dar voz às pessoas com autismo, às suas famílias e aos seus defensores para exigir uma maior consciencialização e compreensão desta perturbação.

Esta iniciativa contam com actividades de  animação de rua junto a Fonte Luminosa em Leiria ( desenvolvidas pelos alunos do Curso de Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, que vão sensibilizar a comunidade através da apresentação de cartazes e distribuição de Folhetos ) serão igualmente realizadas outras actividades que terão como objectivo alertar a comunidade para esta problemática.

No final do dia será efectuada uma Tertúlia  intitulada “ Histórias de vida” que terá como objectivo dar voz as famílias destas crianças/ jovens.

Ver aqui

Fotos Sarau Esfa 2011


Teatro "O dentinho"







Dança: "Chu-chu-a"

Vídeo Sarau Esfa 2011

Realizou-se este ano mais um sarau da nossa escola. este ano contou com a participação da Educação Especial em parceria com a turma do 12ºG!! Foi uma experiência muito divertida e os nossos alunos adoraram!

Vejam aqui o vídeo

quarta-feira, 16 de março de 2011

Desordem por Défice de Atenção com Hiperactividade (DDAH)

Uma problemática que começa por criar dificuldades na aprendizagem e na adaptação do indivíduo ao meio nos seus primeiros anos de vida. Na maioria dos casos, prolonga-se pela vida adulta, não podendo ser considerada apenas uma condição do ser criança que se ultrapassa com o crescimento. A DDAH é uma perturbação do desenvolvimento que afecta o comportamento, a atenção e o autocontrolo e tem uma base essencialmente neuropsicológica. Esta doença tem também uma origem biológica, não sendo o resultado da forma como as crianças são educadas.


Ø  Critérios de Diagnóstico
Não é muito fácil diagnosticar a DDAH. Pelo DSM-IV verifica-se que os sintomas descritos serão discriminadores do défice se obedecerem aos seguintes critérios:
1.      Quantidade. Devem estar presentes pelo menos seis dos sintomas de falta de atenção ou de hiperactividade-impulsividade.
2.      Duração. Tiverem persistido por um período mínimo de seis meses com uma intensidade que é simultaneamente desadaptativa e inconsistente com o nível de desenvolvimento do indivíduo.
3.      Início. Tiverem início antes dos sete anos de idade (antes da idade escolar).
4.      Contexto. Acontecerem em dois ambientes ou contextos diferentes (escola e casa, por exemplo).
5.      Provas. Existirem provas claras de um défice claramente significativo do funcionamento social e académico ou laboral.
6.     Exclusão. Os sintomas não são devidos a outra perturbação mental.  




Desta forma:


Ø  Segundo o DSM-IV, uma criança hiperactiva deverá apresentar persistentemente os seguintes sintomas:


1.      Movimentar excessivamente as mãos e os pés e mover-se quando está sentado.
2.      Levantar-se na sala ou noutras situações em que se espera que esteja sentado.
3.      Correr ou saltar excessivamente em situações em que é inadequado fazê-lo.
4.      Ter dificuldade para se dedicar tranquilamente a um jogo.
5.      Agir como se estivesse ligado a um motor.
6.      Falar em excesso.


 Programas para o incremento de comportamentos desejáveis:


·         Contratos comportamentais – duas ou mais pessoas estabelecem com o aluno um acordo escrito onde determinam o comportamento desejado e as consequências que advirão da sua ocorrência ou não.

·         Sistema de créditos ou economia de fichas – pontos ou fichas concedidos logo após a realização de um comportamento positivo e, mais tarde, trocáveis por determinadas recompensas.
 

Ø  Ambiente da aprendizagem 

*   Sentar a criança numa área com poucas distracções.
*   Evitar toda a fonte de estimulação.
* Ajudar a manter a área de trabalho da criança livre de materiais desnecessários.
* Dar oportunidades à criança para se movimentar.
* Proporcionar um local na sala onde a criança possa trabalhar isoladamente, se necessário.
* Estabelecer e realizar tarefas de forma rotineira bem como estabelecer regras claras e exigir o seu cumprimento.

Ø  Estratégias para obter a atenção dos alunos 

   -Fazer uma pergunta interessante, especulativa, usar uma imagem, contar uma pequena história ou ler um poema para gerar a discussão.
    -Experimentar uma brincadeira, uma teatralização para despertar a atenção e aguçar a curiosidade
    -Contar uma história. É a forma mais eficaz de ganhar a atenção.
   -Adicionar um pouco de mistério. Levar um objecto relevante para a aula numa caixa ou num saco. É uma forma fantástica de despertar a curiosidade e a vontade de adivinhar e pode conduzir a excelentes discussões ou servir de motivação para a expressão escrita
   -Variar o tom de voz: alto, suave, sussurrante. Experimentar dar uma ordem num tom de voz elevado "Atenção! Parados! Prontos!" seguido de alguns segundos de silêncio antes de prosseguir num tom de voz normal para dar instruções.

Ø  Adaptações para focar a atenção dos alunos 

Chamar os alunos para perto do professor.
*   Explicar a finalidade e a relevância da aula.
*   Fazer actividades práticas na aula.
* Usar guias de estudo incompletos que serão preenchidos pelos alunos à medida que for prosseguindo a aula.
* Usar material apelativo como desenhos, gestos, diagramas, objectos.

Ø  Adaptações no ritmo de trabalho 

*      Ajustar o ritmo da aula à capacidade de compreensão do aluno.
*      Alternar actividades paradas com actividades mais activas.
*      Reduzir a quantidade e a extensão do trabalho e dos testes.
*      Estabelecer limites precisos para terminar as tarefas.
*      Estabelecer contratos escritos com prémios para a finalização de determinadas tarefas.

Ø  Adaptações nos métodos de ensino 

*      Relacionar a informação nova com a experiência da criança.
*      Usar exemplos concretos antes de seguir para o abstracto.
*      Dividir as tarefas complexas em tarefas mais pequenas.
*      Levar os alunos a verbalizar as instruções e os conteúdos aprendidos.

Ø  Adaptações nas estratégias

*      Utilizar uma linguagem simples.
*      Usar frases curtas e reduzidas ao essencial do assunto em estudo.
*      Chamar a atenção do aluno antes de apresentar aspectos chave.
*      Familiarizar o aluno com o novo vocabulário.
*      Evitar que seja necessário tomar muitas notas do quadro ou copiar muita informação dos livros.
*      Evitar pressionar demasiado o aluno para se despachar ou fazer correcto.

Ø  Adaptações para manter os alunos em actividade

*      Estabelecer na classe um ambiente mais cooperativo e menos competitivo.
*       Dar, para trabalho individual aos alunos, o tipo de trabalho que sabemos que eles serão capazes de completar.
*      Arranjar outro trabalho de fácil execução no caso de o aluno ter de esperar pela ajuda do professor.
*      Utilizar os colegas para incentivar o aluno a permanecer na tarefa (de forma mútua).
*      Verificar com frequência o que se passa na sala. Todos os alunos precisam de reforço positivo. Fazer comentários positivos com frequência e elogiar os alunos.
*      Estabelecer um sistema de prémios, em que os alunos recebem um determinado brinde se atingirem um objectivo previamente definido.

Ø  Adaptações na avaliação

*      Permitir instrumentos de avaliação alternativos.
*      Estabelecer, de comum acordo, expectativas realistas quanto aos resultados a alcançar.
*      Aceitar respostas apenas com as palavras-chave.


terça-feira, 15 de março de 2011

Cientistas desenvolveram teste sanguíneo para detectar síndrome de Down

As pessoas com síndrome de Down têm uma esperança média de vida mais baixa


Uma equipa de cientistas desenvolveu um teste sanguíneo em mulheres grávidas que detecta se o feto tem síndrome de Down. Os resultados preliminares foram publicados ontem na revista Nature Medicine, a técnica pode evitar os testes mais invasivos utilizados hoje.

O síndrome de Down acontece quando um bebé tem um cromossoma 21 a mais e passa a ter três cópias desta molécula. É por isso que também se chama de trissomia 21. As pessoas com esta condição têm dificuldades cognitivas, problemas congénitos a nível cardíaco, maior probabilidade de desenvolver cancros e epilepsia, e uma esperança média de vida mais baixa. É uma das doenças cromossómicas mais frequentes.

A forma de se verificar se um feto tem um cromossoma 21 a mais é através de uma amniocentese, a colheita do líquido amniótico que está dentro da placenta. O líquido tem células do feto, o que permite analisar o número de cromossomas e detectar este e outros problemas hereditários. A recolha é feita com uma agulha que penetra a barriga da grávida. Por isso, o método pode causar o aborto em uma em cada cem pessoas que o fazem.

Agora, os cientistas conseguiram fazer a mesma coisa a partir da recolha de sangue da mulher. Apesar da circulação sanguínea do feto e da mulher estarem isoladas uma da outra através da placenta, há material genético do feto que passa para o sangue da mãe. Já se tinha tentado utilizar este material para se detectar o síndrome de Down, mas a tarefa era difícil e cara.

A equipa de cientistas do Instituto de Neurologia e Genética do Chipre, autores do artigo, utilizou a metilação do ADN para obter estes resultados. O mais importante componente dos cromossomas é a longa cadeia de ADN onde estão codificados os genes humanos. Ligado a este ADN existem grupos químicos metil que aumentam ou diminuem a actividade dos genes.

O padrão definido pelos grupos metil nas células da mãe é diferente do padrão nas células do feto, o que permite os cientistas encontrarem os cromossomas do feto no meio do sangue da grávida. Nos casos de síndrome de Down, o padrão de metilação do terceiro cromossoma 21 também é distinto.

Desta forma, os cientistas conseguem isolar o cromossoma a mais e identificar os casos de trissomia 21. A equipa teve cem por cento de sucesso. Nos 40 casos que testaram, 14 foram identificados com síndrome de Down e 26 eram normais. O diagnóstico estava correcto.

É necessário fazer testes independentes para implementar a técnica, mas Philippos Patsalis, que liderou o estudo, está confiante. “A vantagem é que se pode introduzir um diagnóstico pré-natal para o síndrome de Down a todas as mulheres grávidas sem haver um risco para o bebé”, disse ao jornal britânico Guardian. “Acredito que em menos de dois anos esta técnica pode ser prática clínica.”

Fonte: Público

Seminário “Transição para a Vida Pós Escolar: Conceitos e Práticas”

No âmbito da comemoração dos 30 anos do CEFPI promove, no dia 28 de Março, o Seminário “Transição para a Vida Pós Escolar: Conceitos e Práticas”.

O presente seminário será o primeiro de outros que decorrerão ao longo deste ano em que se assinala o 30º aniversário do CEFPI.

É neste contexto, e como forma de dar corpo ao protocolo estabelecido entre o CEFPI e a Direcção Regional de Educação do Norte visando garantir aos profissionais que trabalham na área da exploração de oportunidades de desenvolvimento vocacional e integração sócio-profissional dos alunos com limitações acentuadas no domínio cognitivo, um acompanhamento sistemático na organização dos projectos de vida dos Alunos e respectivas famílias, que se justifica o presente Seminário. Esta iniciativa visa contribuir para a construção de um referencial teórico que garanta coerência e sustentabilidade na pragmatização dos Planos Individuais de Transição (PIT), potenciando, deste modo, a partilha de saberes no âmbito da avaliação vocacional de alunos com incapacidade intelectual.

A medida “Currículo Específico Individual”, entendida no quadro da equidade educativa e no prosseguimento de uma política orientada pelos princípios e não discriminação e do combate á exclusão social, tendo como público alvo os alunos com dificuldades muito acentuadas no acesso ás aprendizagens e competências definidas no currículo nacional, pressupõe, obviamente, a mobilização das Escolas, no tecido sócio-empresarial, das organizações / instituições afectas á educação e reabilitação das crianças e jovens com incapacidade intelectual, não isentando, deste esforço colectivo, a intervenção da administração educativa neste processo de transição para a vida pós-escolar.



Programa:

9h30 – Recepção dos participantes

10h00 – Sessão de abertura
Representante do Ministério da Educação
Representante do Instituto do Emprego e Formação Profissional

10h30 – Conferencia – La Transición a la Edad Adulta e Vida Activa de las Personas con Discapacidad entre la Escuela e la Inclusión Sociolaboral
Oradora: Maria Pallisera Diaz – Investigadora sobre Transição e Inclusão Socio-Laboral de Pessoas com Deficiência, Doutora em Pedagogia e Professora Titular do Departamento de Pedagogia da Universidade de Girona.

11h15 – Pausa para café

11h30- Comunicação – Um Emprego, Sim, mas…
Oradora: Laurentina Santos – Psicóloga da Unidade de Avaliação e Orientação, Profissional do CEFPI, Mestre em Psicologia Clinica
Moderador: José Alberto Leitão – Director do Departamento de Formação profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional

12h30 – Almoço

14h00 – Conferencia – Planos Individuais de Transição no Contexto da Educação Inclusiva
Oradora: Filomena Pereira – Directora de Serviços de Educação Especial e Apoios Sócio Educativos da Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, Mestre em Educação Especial
Moderador: Luís Rothers – Professor da Escola Superior de Educação do Porto

15h15 – Pausa para café

15h45 – Painel – A Escola Inclusiva face aos Desafios da Empregabilidade
Agrupamento de Escolas de Paredes
CerciFafe
APPC do Porto
Moderadora: Eva Gonçalo – Directora Regional Adjunta – DREN

17h00 – Sessão de encerramento
Representante do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Representante da ANQ



Inscrição:

Auditório do CEFPI – Centro da Vilarinha
Rua de Vila Nova 1323 - Porto
Inscrição online

sábado, 5 de março de 2011

Controla a Asma!




Livro digital: controla a asma

Prémio Mª Cândida da Cunha

O Prémio Maria Cândida da Cunha promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., no âmbito das suas competências, visa contribuir para o desenvolvimento da informação, formação e investigação sobre as Deficiências ou Incapacidades, e é dirigido a estudantes das Instituições de Ensino Superior, público e privado.

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., no âmbito da sua missão, promove através desta iniciativa uma oportunidade  a todos os estudantes dos diferentes ciclos de estudo do Ensino Superior, público e privado, de participarem na promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade.

Mais informações aqui

quarta-feira, 2 de março de 2011

V Movimento Especial - Encontro desportivo para pessoas com deficiências cognitivas

Imagem ilustrativa desta notícia

V Movimento Especial - Encontro desportivo para pessoas com deficiências cognitivas

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) organiza no próximo dia 3 de Março de 2011, o "V Movimento Especial"- Encontro desportivo para pessoas com deficiências cognitivas, no Estádio Universitário de Coimbra, das 10h às 16h00.


Programa:

Manhã – Actividades lúdicas e desportivas
Almoço – Cantina do EUC
Tarde – Cerimónia de encerramento e entrega de lembranças


Mais informações

Exposição Educar: Educação para todos

Organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República com o apoio da Parque Escolar, decorre em Lisboa, no Palácio Valadares (Largo do Carmo), de 17 de Fevereiro a 30 de Junho, a Exposição Educar. Educação para todos. Ensino na I República. Pretende-se, com esta Exposição, dar a conhecer a importância da obra republicana no ensino, com particular relevo para o alcance e características das inovações introduzidas. Dirigida a um público vasto e diversificado, a Exposição está organizada de modo a proporcionar actividades distintas para o público escolar e para o público em geral.

Ao longo do percurso da Exposição, que se estende por onze salas, os visitantes dispõem de espaços multimédia e de alguns equipamentos que permitem estabelecer a interactividade, especialmente com o público escolar.

Com entrada livre, a Exposição pode ser visitada diariamente, das 10h às 18h.

Para mais informações, aceder ao sítio do Centenário da República.

Lançamento do livro "Deficiências / capacidades : manual para parlamentares"

No dia 15 de Fevereiro, realizou-se no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República a cerimónia de lançamento do Manual elaborado pela ONU sob o título Deficiências/ capacidades, com o objectivo de apoiar os parlamentares nos seus esforços e iniciativas para implementar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada pelo Estado Português em 2007 e ratificada em 2009.

A cerimónia  contou com intervenções da Directora do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., do Sr. Professor Catedrático Gomes Canotilho (com contributos relevantes, entre outros, no âmbito dos direitos fundamentais), e  de deputados da 11ª Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública. O encerramento da cerimónia foi feito pela Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Salvador Serrão. 

A edição deste manual pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, IP é mais um passo na concretização dos direitos das pessoas com deficiência, de que podem beneficiar todos os agentes públicos e privados,  que de algum modo estejam envolvidos nesse processo, designadamente, as organizações não governamentais que representam as pessoas com deficiência e também os vários parceiros governamentais que no domínio das respectivas políticas precisam de ter em devida conta as especificidades das pessoas com deficiência.

Descarregue aqui o manual

terça-feira, 1 de março de 2011

Autismo


Teatro "O Dentinho"

No dia 22 de fevereiro, no auditório da nossa escola, apresentámos a peça de teatro "O Dentinho", desenvolvida em parceria com os alunos Nee da Esfa e a turma do 12ºG. Os alunos revelaram-se verdadeiros actores e foi espectacular!

A Márcia fez de dente, a betty fez de chocolate. O João fez de maçã, o Jorge fez de figo, a Andreia era uma romã e o Marco foi o nosso apresentador.

Para além do teatro, fizemos a dança "Chu-chu-a" e recitámos uns versos, sobre a importância de comer frutas.No final, um grupo de estagiários, resolveu mostrar a arte de fazer animais, flores e objectos com balões e ofereceu-os à plateia e aos actores!

Vieram assistir à nossa peça muitas pessoas: os nossos colegas da educação especial da ACO e GEA, os Encarregados de Educação, Professores e a Enfermeira do Centro de saúde, que muito nos tem ensinado sobre a importância da higiene oral!

Foi muito divertido e adorámos participar. Correu tudo tão bem que até nos convidaram para participarmos no Sarau!

                                                                                                                           Márcia, Betty e Marco